TMN
Optimus
Vodafone
Rede4
Yorn

 





Motorola E1000




Motorola L6   Motorola L6             Truques e Dicas

 

Para usar o Motorola L6 como uma bússola precisa primeiro de instalar uma aplicação Java chamada Compass.

Pode encontrar a aplicação aqui e fazer o Download (ficheiros .jad e .jar) fazendo posteriormente o upload para o telemóvel como descrito neste site. Em alternativa pode obter o programa através de compass.wml usando o browser do L6.

Depois de instalado o programa pede a informação relativa às coordenadas onde o utilizador se encontra. Muito útil é a funcionalidade que permite inserir as iniciais de um aeroporto, sendo igualmente possível escolher as coordenadas através de um mapa-mundi. Por aproximação podemos usar as iniciais dos aeroportos, por exemplo, portugueses (LIS - Lisboa, FAO - Faro, OPO - Porto). Não é necessário alterar a hora GMT definida pelo programa, visto que em Portugal Continental e na Madeira a hora GMT é a acertada (Meridiano de Greenwich). No entanto é necessário realizar a alteração nos Açores ou noutros fusos horários.

Inserida esta informação, o programa apresenta uma rosa-dos-ventos com, consoante a altura do dia, a posição do Sol, da Lua ou de ambos. Basta então colocar o telemóvel numa superfície plana, rodando-o até a orientação do Sol ou da Lua coincidir com a indicada no visor. Podemos então verificar qual a orientação dos pontos cardeais.

A última versão deste Software, a versão 4.1, indica igualmente qual a fase da lua actual, além de outros dados de interesse, como a hora exacta do nascer e pôr-do-sol, entre outros. Uma novidade recente é o facto de o programa ajustar automaticamente a hora de verão.

 

Voltar para Motorola L6 - Truques e Dicas

 


 

Envie os seus comentários para taliska1 [[@]] gmail.com
 

 

 

© 2007